Este documento técnico explica o processo de faturamento no RZ Business, etapa que antecede a emissão de documentos fiscais. Durante o faturamento, são conferidas informações tributárias dos itens, realizados ajustes quando necessários e tomadas decisões sobre o faturamento integral ou parcial dos itens do pedido.
Esta documentação é indicada para os seguintes setores:
A tela de faturamento no RzBusiness apresenta diversos campos importantes para a correta emissão dos documentos fiscais. Vamos conhecer cada um deles:
Destinatário
Modelo
Número da Nota
Data e Hora
Natureza da Operação (NOOP)
Faturamento Total ou Parcial
⚠️ Importante: Alterar a quantidade no faturamento não mudará a quantidade definida no pedido de venda. O pedido ficará com as unidades restantes como pendentes para um possível faturamento parcial futuro.
Para selecionar quais itens deseja faturar:
No rodapé da tela há um quadro com os totalizadores:
Opções disponíveis:
Após preencher todos os dados:
🚫 Problema: Parceiro não está habilitado para faturamento Solução:
🟣 Problema: Item possui classe fiscal, mas não está devidamente configurada Solução:
🔴 Problema: Item não possui classe fiscal vinculada Solução:
Referência
Este conteúdo está sujeito a melhorias contínuas. Caso encontre lacunas, divergências ou tenha sugestões, registre nos comentários do Confluence para revisão técnica.