Por aqui, você vai entender a como cadastrar, configurar e manusear as funcionalidades de Faturamento, do RZ Business, nosso Sistema de Gestão Empresarial (ERP).
Central de Faturamento
Botão Faturar
Mais Funções da Central de Faturamento
Emitir Nota Fiscal de Saída
Inutilização de Faixa
Outras Funcionalidades Classe Fiscal
➡️ No FAQ temos as perguntas frequentes sobre cada uma das aulas.
Conforme estabelecido na Constituição Federal (artigos 145 a 62), serviços são de competência tributária dos Municípios, enquanto a circulação de mercadorias compete aos Estados. A exceção é o Distrito Federal, que pode aceitar ambos os fatos geradores no mesmo documento fiscal.
A Central de Faturamento permite selecionar múltiplos pedidos simultaneamente. Você pode selecionar manualmente cada pedido ou usar a opção "Marcar todos" para selecionar todos os pedidos filtrados na tela.
Se você alterar o parceiro no faturamento, pode ser necessário reconfigurar a classe fiscal, pois ela é composta por quatro pilares: regime empresa, estado destino, tipo pessoa e natureza de operação. Se algum desses pilares for diferente, a classe fiscal também será.
Sim, o RZ Business permite o faturamento parcial dos itens. Você pode alterar a quantidade a ser faturada ou selecionar apenas alguns itens específicos do pedido. Os itens não faturados ficam pendentes no pedido para um possível faturamento futuro.
- Vermelho: O item não possui classe fiscal vinculada
- Roxo: O item possui classe fiscal, mas ela não está devidamente configurada
- Normal: O item está corretamente configurado para faturamento
Depende do status da nota fiscal. Se a nota já foi transmitida ao órgão público (status "Impressa"), não é possível excluir o faturamento. Apenas notas no status "Faturada" (que ainda não foram transmitidas com sucesso) podem ser excluídas.
Utilize a opção "Recuperar Dados (F11)" para buscar o recibo e protocolo junto à Receita Federal. Se o problema persistir, entre em contato com o suporte.
O prazo legal é de até 24 horas após a emissão. Após esse período, só é possível fazer uma nota de devolução ou o contador deve entrar com pedido de cancelamento extemporâneo.
Utilize a opção "Envio XML em Lote" disponível no menu Ferramentas. Insira os filtros desejados, selecione as notas, informe o e-mail do destinatário e clique em "Gerar Arquivo" seguido de "Enviar Arquivo".
O modo de contingência deve ser utilizado apenas quando não for possível estabelecer conexão com os servidores da SEFAZ. Consulte sempre seu contador antes de habilitar esse modo.
A justificativa deve conter pelo menos 15 caracteres.
Sim. Neste caso, informe o mesmo número nos campos de número inicial e número final.
Sempre que houver quebra na sequência numérica de emissão de notas fiscais.