O módulo de Cadastro de Parceiros no RZ Business é um sistema centralizado para gerenciar todas as entidades que interagem com sua empresa. Este módulo abrangente permite manter informações sobre clientes, fornecedores, funcionários, bancos, administradoras de cartões e outros relacionamentos comerciais em uma única interface unificada. Esta documentação explica como utilizar e compreender adequadamente a funcionalidade de Cadastro de Parceiros dentro do sistema.
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Parceiro: No RzBusiness, um parceiro é qualquer pessoa (física ou jurídica) que mantém relacionamento com sua empresa. Isso inclui clientes, fornecedores, funcionários, bancos, administradoras de cartões, entre outros. O sistema centraliza todos esses contatos em uma única tela de cadastro, permitindo melhor organização e gestão dos dados.
No RzBusiness, o conceito de parceiro abrange qualquer pessoa, seja física ou jurídica, que se relaciona com sua empresa, incluindo:
A principal vantagem é a centralização de todos esses cadastros em uma única tela, simplificando a gestão de informações.
Para acessar a tela de cadastro:
Campo | Descrição | Observações |
Código do Parceiro | Identificação numérica do parceiro | Recomenda-se deixar em branco para que o sistema gere automaticamente |
Parceiro | Nome da pessoa/empresa | Manter padrão de escrita e evitar caracteres especiais |
Natureza | Define se é pessoa física ou jurídica | – |
PE | Campo de pesquisa exclusiva | Deixar em branco, não tem aplicação |
Produtor Rural | Marcação específica para produtores rurais | – |
Parceiro Ativo | Define se o parceiro aparecerá nas demais telas do sistema | Se desmarcado, não será apresentado em telas como Central de Vendas |
CNPJ/CPF | Número do documento do parceiro | – |
Inscrição Estadual (IE) | Número da inscrição estadual | Para isentos, informar a palavra “ISENTO” |
Regime Tributário | Define o regime de tributação do parceiro | – |
O cadastro contém campos para registro do endereço principal, incluindo:
Campos disponíveis para informações de contato:
Na parte inferior da tela, existem checkboxes que determinam a classificação do parceiro. A tela é versátil e se adapta conforme a classificação escolhida:
Ao marcar a opção Cliente, uma nova aba exclusiva é habilitada, permitindo:
Adicionalmente:
Ao marcar a opção Fornecedor, habilita-se uma nova guia específica onde é possível:
O cadastro possui múltiplas abas que são preenchidas conforme as necessidades específicas:
Aba | Finalidade |
---|---|
Dados Pessoa Física | Complementa informações pessoais, profissionais, documentação, dependentes, etc. |
Telefones Complementares | Permite incluir números adicionais de contato |
Dados Referenciais | Para cadastro de números de contato de referência |
Internet | Registro de e-mails e homepage, incluindo e-mail específico para faturamento (envio de notas/documentos fiscais) e financeiro (envio de boletos) |
Contas Bancárias | Cadastro de contas bancárias do parceiro |
Campos Adicionais | Para uso conforme necessidade da empresa |
Observação | Campo livre para observações |
Dados Complementares | Define transportadora e outros dados |
Rateio por Centro de Custo | Para configuração de rateios |
Pessoas Autorizadas | Para registro de pessoas autorizadas |
Tipo de Relacionamento | Define relacionamentos específicos |
O processo de cadastro de um parceiro cliente segue os seguintes passos:
Referências
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